Menu Superior Horizontal

  • E
  • D
  • C
  • B
  • A

ARTIGOS

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA PROPAGANDA - PARTE 2


A vida em sociedade pode ser caracterizada por um processo contínuo de socialização e este processo acontece em todos os âmbitos da vida social, ou seja, "ensinamos" e "recebemos ensinamentos" o tempo inteiro e estamos tão acostumadas e acostumados que nem percebemos essa via de mão dupla.

Há uma sensualização precoce da infância, principalmente das meninas, e que devemos combater pois contribui muito para crimes de pedofilia que muitas vezes chegam a ser justificados com frases do tipo: "mas também, dessa idade e já se veste/age assim!" Propagandas como a da imagem postada são um exemplo dessa sensualização precoce. Quando a propaganda foi lançada houve reações contrárias e justificadas que levaram a empresa a retirá-la de circulação e se retratar. Quando analisamos a imagem podemos identificar que uma menina foi fotografada em uma posição muito utilizada com mulheres adultas em propagandas variadas (desde roupas de praia, passando por lingeries e motéis). A frase: "use e se lambuze", carrega um nível de ambiguidade que pode estimular olhares e desejos ao corpo infantil.

É importante notar que propagandas voltadas para o público masculino enfatizam atitudes como força, poder, garra mas as que tem mulheres ou meninas chamam atenção para características como sensualidade, beleza ou mesmo ardilosidade e falsidade.

E esta é apenas a ponta do iceberg.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário