Menu Superior Horizontal

  • E
  • D
  • C
  • B
  • A

ARTIGOS

domingo, 25 de fevereiro de 2018

SOBRE AÇÃO E DESOBEDIÊNCIA


Há um conflito constante na vida social que diz respeito ao ser obediente ao "sistema" ou "botar o louco e estourar tudo". A imagem pode nos ajudar a pensar sobre essa contradição e, a partir dela, sobre outras que se relacionam com a política e suas instâncias. 

A vida em sociedade pode ser entendida a partir dos consensos que são estabelecidos para que possamos seguir adiante vivendo nossas vidas. A polêmica pode começar quando o que antes era consensual passa a ser questionado e desse questionamento ocorrem as ações que vão desde postagens feicebuquianas até as ações coletivas denominadas movimentos sociais.

Muitas vezes podemos nos flagrar reclamando de alguma ação de movimentos sociais que tenha atrapalhado o trânsito ou depredado algum patrimônio. Baseamos nossa crítica na violência aplicada e não notamos que o ônibus lotado, o hospital sem médicos, o bairro sem saneamento também são violências. 

Nesse ponto a imagem nos ajuda a pensar se devemos ser ordeiros e não violentos quando a sociedade é estruturalmente violenta em sua gestão institucional. Quando pessoas de determinados bairros não são atendidas em suas necessidades e outras são plenamente.

Interessante notar que o direito à rebelião se originou no pensamento liberal que hoje criminaliza as mesmas ações que mudaram o mundo e ampliaram a noção de cidadania.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário